A Juventude Feminina de Schoenstatt do Sudeste marcou presença no Congresso de Outubro de 2015, em Atibaia, neste último final de semana (24 e 25/10). As representantes das cidades de Atibaia, Brasília, Caieiras, Campinas, Jaraguá, Louveira, Mairiporã e Poços de Caldas, alegraram-se por tudo que lhes vivenciaram nesses três dias de formação, no Santuário de Atibaia, com o tema central: Schoenstatt em saída.
A Jufem teve oportunidade de apresentar, na abertura do Congresso, um pouco do que vivenciou no Encontro Nacional. Além de mostrar o vídeo com relances do Encontro e o livro “Lírio do Pai: guarda e cultiva a herança”, também aproveitamos para apresentar oficialmente o Hino da Jufem Brasil para os demais representantes da Família.
Dentre as atividades realizadas no congresso, destacamos a palestra da Sra. Raquel, com o tema “Irrupção de poderes sobrenaturais”. Ela conta em detalhes as fases, os principais marcos, os fatos que antecederam e os 14 anos do Exílio do Pe. Kentenich, nos Estados Unidos. O duro processo de sua reabilitação, até, por fim, o retorno e encontro com os filhos em Schoenstatt em 1965.
Pe. José Fernando em sua palestra destacou: O que é ser igreja? O que é ser de Schoenstatt? E qual é a nossa missão?
Dentre outros momentos marcantes destacamos a sessão do vídeo documentário: “Seed of a new word “, um lindo trabalho dirigido por Alex Quintana e Mark Leatherman, dois norte-americanos de Austin, Texas. O destaque foi a participação especial da Jufem Brasil, representada pela Maria Clara de Santa Maria. Além dela outros personagens são apresentados: um jovem da Alemanha; um casal do Chile; um padre de Schoenstatt de Burundi e uma Irmã de Schoenstatt dos Estados Unidos. O longa além de relembrar-nos da celebração dos 100 anos do Movimento de Schoenstatt, deixou todos os congressistas arrepiados e emocionados com os testemunhos das “sementes do novo mundo”.
No último dia de Congresso no regional Sudeste, a palestra de envio – ‘Schoenstatt em saída’ – foi apresentada por Ir. M. Nilza, que utiliza várias citações do Papa Francisco, em especial da audiência dirigida a Família de Schoenstatt, assim como trechos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – texto da CNBB – e várias citações do Pai e Fundador que nos impulsionaram a enfrentar os desafios de nosso tempo.
Sigamos “Com a mão no pulso do tempo e o ouvido no coração de Deus”. Pe. Kentenich
Por: Isa Brilha