Regional: Sudeste

Data de Fundação: 1979

                A primeira semente lançada na juventude de Araraquara ocorreu em 1979, na paróquia São Geraldo e na Matriz São Bento, onde 15 jovens se reuniam para conhecer o Movimento Apostólico de Schoenstatt. Nesse primeiro momento Ir. M. Fernanda Balan era responsável por dar as orientações sobre o movimento.

                Em 1981, Ir. M. Teresila inicia o trabalho de assistência aos grupos, vindo mensalmente de Atibaia para presidir as reuniões. Em maio daquele ano o grupo deixa de ser misto e surge a Jufem. A partir de então o ramo estrutura-se e escolhe as primeiras dirigentes.

                Nos anos 80 a Jufem foi representada em: Encontro Regional, Congresso de Outubro, Primeiro Encontro de Universitárias e Encontro Latino Americano da Juventude Feminina de Schoenstatt na Argentina. Na mesma década acontecem as primeiras celebrações de Aliança de Amor, totalizando três meninas. No centenário do Fundador, uma jovem participa diretamente de Schoenstatt.  Em 1988 a Jufem Araraquara escreve uma carta ao Papa João Paulo II pedindo uma bênção e é respondida. Entre 1990 e 1995, oito jovens participam do Jubileu de Ouro da Jufem Brasil, cinco meninas selam sua Aliança de Amor em nível de Carta Branca e quatro Santuários-Lares são instituídos.

                Em 2000 a Jufem Araraquara é representada no Congresso Jubilar em Londrina/PR. No ano seguinte, um grande marco na história local: A inauguração do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa. Cinco anos depois, em 2006, surge mais um grupo de Jufem. Em 2007 a Jufem participa do encontro da Juventude com o Papa Bento XVI.

                O ano de 2009 foi cheio de Alianças. 14 meninas entregaram seus corações à Mãe de Deus. No ano seguinte a Jufem conquistou sua bandeira e participou do Encontro Nacional em Santa Maria/RS. Em 2013 algumas das meninas puderam participar da JMJ, no Rio de Janeiro/RJ e do Encontro Internacional Cor Unum, em Atibaia/SP. No mesmo ano, mais três meninas consagraram-se à Mãe de Deus.

                A Jufem Brasil comemorou seus 75 anos em 2015. No Encontro Nacional, em Londrina/PR, a Jufem Araraquara foi representada. No mesmo ano, mais uma Jufem selou sua Aliança de Amor. No ano seguinte as meninas conquistaram o Santuário Lar “Brilho do Tabor”, no refeitório da casa Jardim de Maria.

                Em sua história a Jufem Araraquara teve oito grupos: “Caná”, “Lírio da Paz”, “Geração Permanente da Mãe”, “Lírios Vitoriosos”, “Naturae laetitiae at caritatis Mariae: Essências da alegria e do amor de Maria” e outros três grupos que ainda conquistarão seus nomes.