Regional: Sudeste

Fundação: 1973

                Em Atibaia, o primeiro grupo de Jufem iniciou-se oficialmente em 1975. No entanto, um encontro de jovens junto ao Santuário já havia ocorrido em 1973, um ano após a inauguração do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai. A década foi marcada pela união, crescimento e aprofundamento. Em 1979, a Jufem Atibaia celebrou sua primeira Aliança de Amor. Uma jovem desta geração relata: “Aprendi na “escola do Santuário” os verdadeiros valores de uma jovem que luta para ser lírio no mundo, pela pureza, pela nobreza, no trato com os outros, em meu modo de ser e agir.”

                A década de 80 teve como marco o Jubileu de Ouro da Jufem Internacional, celebrado no ano de 1981. A Jufem esteve atuante no Encontro da coroação da Mãe como Rainha da Juventude Brasileira. Além disso, o ramo promoveu outros encontros. Novos grupos foram formados e, neste período, a geração da Jufem sempre pedia que a MTA “enviasse mais jovens dos prados de Atibaia para o seu Campo de Lírios…”

                Na década de 90, a Jufem Atibaia cresceu quando três grupos formaram-se na cidade: “Tabor”,  “Aliança Lirial” e “Coroa Viva”. Em 1994, a Jufem da cidade coroou sua Peregrina como “Rainha da Fidelidade”, que até hoje continua visita as casas das participantes.

                Nos anos 2000, a Jufem passou por diversas transformações, com grupos novos formados por meninas vindas das Apóstolas Luzentes de Maria e muitas Alianças de Amor. Uma representante da Jufem Atibaia esteve nas Jornadas Mundiais da Juventude em Roma (2000) e em Colônia (2005) e no Encontro Internacional da Jufem na Alemanha (2000). Esta década foi marcada por um espírito de muita alegria e sacrifício no ramo, com as “Jornadas” que foram realizadas em Atibaia, como Encontros Anuais do Regional Sudeste.

                Em 2006, formou-se o grupo “Espelhos de Maria”. Este ano também foi marcado pela visita da coroa da Rainha Lirial e a Rainha da Promessa. Em 2007, a Jufem pode participar muito ativamente dos preparativos para o Festival da Juventude no Santuário, para acolher os jovens de Schoenstatt que iriam se encontrar com o Papa Bento XVI em Aparecida. Em 2008, a Jufem Atibaia lançou-se ao apostolado de maneira bastante intensa, com projetos como o “Movimentando a Vida”, a tradicional “Conquista da Montanha” e o Projeto Aliança 10 (Círculo da Aliança), que gerou um grupo de Jufem.

                No ano de 2010, o ramo foi representado no X Encontro Nacional da Jufem em Santa Maria, Rio Grande do Sul. No ano seguinte duas jovens participam da JMJ em Madri e do Encontro Internacional da Jufem. Além disso, as meninas colaboraram com a organização da I Jornada Diocesana da Juventude e participou do Bote Fé. Em 2011 o trabalho com as Apóstolas foi o destaque.

                Com toda agitação gerada pelo “Cor Unum”, novas meninas se despertaram para conhecer a Jufem em 2013. Por isso, em 14 de setembro, houve um encontro de apresentação, que deu origem a um novo grupo. Em 2014, como presente para o Centenário de Schoenstatt, a Jufem ofereceu seis novas Alianças de Amor. No ano seguinte, com o fogo da missão renovado, continuaram os trabalhos, contando com nove integrantes. As apóstolas ganharam novas dirigentes. No mesmo ano o ramo foi representado no Encontro Nacional, em Londrina/PR.

                Em 2016 o trabalho com as Apóstolas seguiu. Foi realizado o “Projeto Luz Que Aquece”, que teve como objetivo arrecadar e doar agasalhos para a Casa do Caminho. A conquista da medalha de um grupo de Apóstolas, subida à Pedra Grande, vestição de duas meninas que pertenceram à Jufem Atibaia e a participação na Romaria da Juventude, no Santuário Nacional de Aparecida movimentaram o Ano da Misericórdia.

                Já em 2017, uma menina selou sua Aliança de Amor e um grupo de Apóstolas passou para a Jufem. Diversas atividades foram realizadas, como: a participação pelo segundo ano na Romaria da Juventude em Aparecida, 24 Horas para o Senhor no Santuário e presença na inauguração do Santuário de Caieiras. No Encontro Regional, um grupo conquistou a camiseta e o outro fez a instituição do Santuário-Lar.

                Em 2018, a fim de celebrar o Ano do Pai, a Jufem Atibaia postou semanalmente frases do Padre Kentenich em sua página do Facebook e se comprometeu com a oração por sua canonização. Uma nova visita ao Santuário de Aparecida aconteceu e um grupo começou a se preparar para a Aliança de Amor. Em 2019, além das novas Alianças, três Santuários-Lar foram coroados, uma menina representou o ramo na primeira Escola de Dirigentes e quatro jovens iniciaram um estágio para se tornarem dirigentes de Apóstolas.