Regional: Sudeste

Data de fundação: 01 de agosto de 1998

                No dia 1º de agosto de 1998 nasce a Jufem Brasília. Doze jovens foram as pioneiras no Planalto Central. A maioria delas tendo o primeiro contato com Schoenstatt tinham reuniões na capela RCG e outras no Oratório do soldado.

                Na conquista do futuro Santuário de Brasília, em 1999 a Jufem decidiu-se pela preparação espiritual do sino, que foi escolhido por representar um aviso, o chamado para o encontro com Deus e a Mãe. Nesse ano a Jufem Brasília participou pela primeira vez do Encontro Nacional em Atibaia. Em 20 de maio de 2000 aconteceu a primeira Aliança de Amor.

                As jovens que selaram Aliança de Amor estavam encarregadas de trabalhar com as Apóstolas Luzentes de Maria e com novos grupos da Jufem. Em 15 de Dezembro de 2007, exatamente no dia em que completou cinco anos da Aliança de Amor, um grupo da região instituiu o Santuário-Lar.

                Em 2010 a Jufem percebeu que para o ramo crescer era preciso cultivar as Apóstolas. O ponto alto daquele ano foi o encontro no Santuário em Brasília com a presença de 50 Apóstolas.  Em 2012 novos lírios chegaram e marcaram a segunda geração do ramo. Três grupos em Brasília/DF (com jovens de 15 a 20 anos) e o novo grupo na cidade de Ceilândia/DF, totalizando 28 meninas.

                No ano de 2013 mais três grupos surgiram. A Peregrina Original visitou o Santuário da cidade e as meninas comemoraram as conquistas. Em julho do mesmo ano, 21 meninas representaram o ramo no “Cor Unum”, em Atibaia/SP e na JMJ, no Rio de Janeiro/RJ.

                No ano seguinte as meninas conquistaram sua camiseta e muitas selaram sua Aliança de Amor. Após impulso da assessora Ir. Adriane Maria, o ramo estendeu-se com a peregrina universitária na Universidade de Brasília.

                De 2015 a 2019 o jardim floriu ainda mais. Dois novos grupos surgiram. Um deles se prepara para o Santuário lar e outro para a Aliança de Amor. Além disso, o ramo teve representantes no Encontro Nacional, em Londrina/PR e realizou muitas atividades, como: Consagração das Apóstolas Luzentes de Maria, Inauguração da Estátua do Pai Fundador, novo grupo da Jufem no Colégio Instituto São José, a passagem do grupo Lírios Luzentes (Pré-Jufem) para a Juventude Feminina, 90 anos das Apóstolas, 20 anos da Jufem Brasília, Missões com as Apóstolas, Ano Pe. Kentenich, Aliança Filial, Coroação da Imagem Peregrina do Ramo, Cine-Luz com as nossas apóstolas, participação no Simpósio de Teologia do Corpo e entrega do Cetro e Coroação dos Santuários-Lar.

                Atualmente a Jufem se prepara para o Encontro Nacional que acontecerá em Santa Maria/RS.