Regional: Paraná
Data de Fundação: 1986

                A Juventude Feminina de Schoenstatt de Guarapuava teve início em 1986, com 23 jovens, que realizavam suas reuniões em casas de família, pois ainda não havia sido fundado o Santuário Tabor das vocações. A primeira conquista que realizaram em 1992, foi a sala da Jufem e das Apóstolas e lâmpada lirial, esta que foi entregue como presente jubilar no ano seguinte. A primeira Aliança de Amor da Jufem Guarapuava foi em dezembro de 1994. Outras conquistas marcantes foram o Santuário Lar da sala (2003) e a bandeira da Jufem (2008). Em 2013 as Apóstolas eram divididas em três grupos e conquistaram a camiseta branca.

                Em 2014, celebrou-se o centenário da Aliança. A juventude Feminina do mundo todo se reuniu em um horário comum para a coroação com a coroa RTA em cada Santuário. No Santuário Tabor das Vocações, na cidade, não foi diferente. Desde então, todos os anos, as meninas fazem a recoroação em outubro de todos os anos. Em 2015 as Apóstolas foram divididas nas fases: rosa (Apóstolas Luzentes), laranja (Apóstolas da Rainha) e azul (Apóstolas de Maria). A Jufem participou do Encontro Nacional, em Londrina, com 17 meninas.

                No ano da misericórdia, 2016, a cidade sediou o Encontro Regional de Dirigentes do Paraná. Em agosto do mesmo ano a Jufem realizou a I Noite da Alegria, um evento com Show de Prêmios e venda de pastel e bebidas e contou com a ajuda de toda família local. Em 2017 Jufem e Apóstolas iniciaram juntas o terço luminoso pelo mês de Maria, que tornou-se uma tradição pelos anos seguintes. As meninas também começaram a conquista da reforma da sala tendo um Capital de Graças em comum à Jufem e Apóstolas. No ano, com o Jumas realizaram a Corrida da Juventude, que entrou para o calendário de atividades do Município e, o luau (que teve sua segunda edição em 2019).

                Em 2018, após a conclusão da reforma da sala, começaram a conquista de cada parte: paredes pintadas, cortinas trocadas, sofá restaurado e a entronização do quadro da Mãe. Sendo ano do Pai, participaram ativamente da celebração na Catedral Nossa Senhora de Belém com toda família de Schoenstatt local.

                2019 foi um ano recheado de atividades e conquistas. Em janeiro, enviaram duas representantes para o encontro Internacional da Jufem, Hinéni, na Costa Rica e para a JMJ, no Panamá. Em junho realizou um encontro com oficinas sobre: Aliança de Amor, Santuário Lar, Coroa RTA e sobre ser Jufem. Ao final, cada menina recebeu um certificado com assinatura de todas as palestrantes.

                Há alguns anos as meninas realizam o “Mãe, feliz dia” e o “Abraço de Mãe”, onde vão às ruas e distribuem abraços representando o abraço da MTA no dia especial das Mães, ambos eventos com o Jumas.

                Os planos para 2020 são: a segunda Noite da Alegria, o terceiro luau e a participação de 24 meninas no Encontro Nacional, em Santa Maria/RS.