Regional: Paraná

Fundação: 19 de Junho de 1994

                A história da Jufem Maringá começou em 19 de junho de 1994 quando saiu da cidade a primeira romaria de jovens ao Santuário de Londrina/PR. Nesta romaria, a Mãe atraiu os corações juvenis e em 1995 o desejo de iniciar a Jufem Maringá. Maria Lucia foi o primeiro instrumento. Naquele ano a jovem participou do Encontro Regional da Jufem, em Londrina. Retornando à Maringá uniu seis jovens e formou o grupo “Os Lírios da Mãe de Deus”. Em setembro daquele ano duas meninas peregrinaram à Atibaia/SP e receberam a Peregrina do ramo. Visitando a casa de todas as meninas, a Mães conquistou muitas famílias para o Movimento de Schoenstatt. Em 29 de novembro de 1998 o primeiro grupo selou sua Aliança de Amor e o grupo de Apóstolas também se consagrou. Quando as Apóstolas cresceram o grupo ganhou o nome “Tabernáculos Liriais da Mãe de Deus”, que selou a Aliança em 2001. No mesmo ano, o grupo de Apóstolas menores “Pupilas Liriais da Rainha” se consagrou à Mãe de Deus e, em 2004, selou sua Aliança.

                Com profundo anseio de fazer o jardim florescer, novos grupos surgiram. De 2005 a 2010 os grupos “Pétalas Liriais da MTA” e “Totus Tuus” foram fundados e selaram sua Aliança de Amor. Em 2012 o grupo “Totus Tuus” e as Universitárias conquistaram seu Santuário lar. No ano seguinte o grupo de Apóstolas da fase azul entrou para a Jufem e em 2014 outros dois novos grupos das Apóstolas surgiram. A Jufem organizou um encontro, em 2015, a fim de fortalecer ainda mais as meninas. No mesmo ano novos grupos de Universitárias e Apóstolas surgiram e o ramo foi representado no Encontro Nacional em Londrina/PR.

                A Jufem Maringá é muito grata por ter alcançado duas grandes conquistas do ramo: o Quadro e coroação da MTA (grupo pioneiro, entre 1995 e 1997) e a Coroação dos 100 dias (2014). A primeira conquista foi o Quadro para a sala de reuniões que haviam conseguido na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em 1995. Mais tarde as meninas coroaram a Mãe de Deus como “Rainha Lirial das Missões”. Já a Coroação dos 100 dias, foi uma conquista da Geração 2014. Para o tão esperado Centenário da Aliança de Amor as jovens fizeram uma contagem regressiva diferente: intensificar as contribuições ao Capital de Graças nos 100 dias que antecediam o jubileu e coroar Maria como Rainha da Pureza, Fidelidade e Nobreza para que, desde aquele momento, morasse no terreno do Futuro Santuário e realize a missão de atrair mais corações. Cada jovem ganhou um caderno, uma coroa RTA adesiva e uma vela. Nos 100 dias todo CG era anotado e a Rainha coroada diariamente. Quando coroar era difícil, as jovens acendiam sua vela pedindo a graça de ser luz. Na noite do dia 17 para o dia 18/10, todas as meninas fizeram uma coroação simbólica com a coroa RTA adesiva. Com toda a Jufem Internacional, as meninas coroaram um quadro da Mãe de Deus que, ainda hoje, visita suas casas.

                Até hoje a Jufem Maringá teve 10 grupos: “Os Lírios da Mãe de Deus”, “Tabernáculos Liriais da Mãe de Deus”, “Pupilas Liriais da Rainha”, “Pétalas Liriais”, “Totus Tuus”, “Ancillae Mariae” e outros quatro que ainda vão descobrir seu nome e ideal.