Regional: Sul

Data de Fundação: 1946

                A Jufem Santa Maria teve início em 1946. Entre os anos de 1947 e 1952 teve diversos encontros com o Padre José Kentenich em suas visitas ao Brasil. O primeiro grupo do ramo foi o “Sementes do Reino da MTA”, de dez integrantes, entre elas a heroína, Lúcia Jacintha Renssi.

                Em outubro de 1949, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, a qual pertence o santuário, se preparou para a consagração à MTA. Cada ramo expressou sua entrega com um símbolo.  A Jufem escolheu a coroa “Regiamente Puras”, que é símbolo do Regional Sul. Representa um tesouro, ideal e relíquia, pois esteve nas mãos do Padre Kentenich. No mesmo dia um grupo selou sua Aliança de Amor na presença do Pai e Fundador.

                Durante o exílio do Pai, em 1954, o pequeno grupo da Jufem permaneceu fiel e vinculada ao Santuário e não se deixou abalar mesmo com o nome de Schoenstatt proibido pelas autoridades eclesiais. Essa geração que lutou tão bravamente pelo movimento se consagrou a Mãe com o Ideal Filia Triunfhatrix – Filhas Triunfantes. As adorações a noite, no extinto porão embaixo do Santuário Tabor, foi sua fortaleza. Anos se passaram, a Jufem permaneceu e em 1981 a Mãe foi presenteada com a Bandeira Lirial. Em 2010 Santa Maria recebeu 251 jovens de 32 cidades, no 10° Encontro Nacional da Jufem entre os dias 9 e 11 de outubro.

                Além dos acontecimentos locais, a Jufem Santa Maria contou com representantes em grandes eventos, como: a Celebração do Centenário da Aliança, no Santuário Original (2014), nas JMJ (Jornada Mundial da Juventude) Madrid (2011) e Rio de Janeiro (2013) e no Encontro Internacional Cor Unum, em Atibaia (2013).

                Para participar dessas experiências, em 2013 desenvolveram o projeto “Pizzas e trufas da Aliança” para a contribuição financeira. No ano passado, além das pizzas e trufas, as meninas passaram a vender miniaturas do Santuário, em MDF, aos finais das missas da Aliança, tradicionalmente celebrada em cada dia 18.

                Atualmente a Jufem Santa Maria conta com 39 jovens, divididas entre universitárias e ensino médio e com 24 Apóstolas de Maria.