Regional: Sudeste

Data de Fundação: 10 de maio de 1998

                Em 21 de abril de 1998, 14 meninas de uma turma de crisma visitaram pela primeira vez o Santuário Sião do Jaraguá. Em 10 de maio desse mesmo ano, no Dia das Mães, ocorre a fundação do primeiro grupo da Jufem na cidade. Nessa mesma época as Senhoras de Schoenstatt rezavam para que a Mãe lhes mostrasse um novo local onde pudessem atuar para que florescessem novos lírios.

                No início as meninas foram acompanhadas por Luzia Lares, na época postulante das Senhoras de Schoenstatt. No primeiro encontro da Jufem, Leonor já estava no Chile por problemas e saúde, então no segundo encontro as meninas fazem uma adoração por sua saúde e gravam um vídeo com mensagens para ela, porém ela não chega a ver, pois no dia 25 de maio de 1998 Leonor falece. Em junho a Sra. Lúcia Ferreira da Silva assume a assessoria da Jufem de São Bernardo. No mesmo mês cinco novas meninas passam a fazer parte do segundo grupo no local. Em 16 de agosto de 1998 começou o primeiro grupo de “Luz do Reino”.

                Com passar do tempo surgiu o terceiro grupo da Jufem e em março de 1999 o segundo grupo conquistou seu nome: “Coração de Maria”. Naquele mês um novo grupo, com cinco meninas, surgiu. Entre outubro e dezembro daquele ano foram seladas as primeiras Alianças de Amor e um novo grupo surge: “Ter Admirabilis Regina de Schoenstatt”.

                Em 2000 aconteceu a primeira eleição de dirigente de ramo e mais Alianças de Amor. No ano seguinte, nasce o último grupo da primeira geração, com sete meninas vindas do primeiro grupo de “Luz do Reino”, que selaram sua Aliança de Amor em 15 de novembro de 2003. Mais Apóstolas chegaram a idade de Jufem e, junto com novas jovens, deu-se inicio à segunda geração de São Bernardo, com o grupo “Servus Marie”. A geração foi fortalecida com os grupos “Indivisa Christi”, “Ver Sacrum” e “Tabor”, que vieram das Apóstolas.

                Junto a isso a Jufem passa por um forte período de crescimento espiritual e de conquistas. Em 2002, a bandeira foi conquistada e, em 2003, a conquista de uma sala na Paróquia (para ser a salinha de reuniões e atividades da Jufem) chamada sala Indivisa e também o quadro da Indivisa.

                Em 2005 duas integrantes do grupo Fundador participam da JMJ de Colônia, na Alemanha. Dois anos depois surge a nova geração na Jufem São Bernardo. Dois novos grupos são fundados. Em 2007 acontece a solene vestição da Ir. M. Credileide.

                Entre 2008 e 2009 os grupos dividem-se organicamente entre profissionais, universitárias e aliadas, de acordo com a geração, idade e fase da vida de cada jovem. Em 30 de maio de 2009 deu-se a fundação oficial das Universitárias São Bernardo, juntamente com as universitárias de Ibiporã, festa vinculada a comemoração dos 40 anos do santuário Cor Unum in Corde Patris (Jaraguá/SP).

                Em 2011 os grupos “12” (referência aos 12 Apóstolos) e “11”, unem-se na preparação para Aliança de Amor, que aconteceu em 18 de março de 2012. Também nesse ano nasce o grupo “Missionárias de Maria”, de Universitárias. Naquele mesmo ano nasce a quarta geração. O grupo 13, “Servas Heroicas da Imaculada” foi fundado e o grupo “Cor unum in Cordes Matre” surge com uma nova comunidade de bairro, em 2012.

                Em 2013 a JMJ, no Rio de Janeiro/RJ e o Cor Unum, em Atibaia/SP, movimenta toda a juventude. A preparação foi com muita alegria e união, o que fortaleceu a coroação da Imagem Peregrina local como “Rainha da Biunidade Consagrada”. Em 18 de agosto daquele ano, os grupos “Missionárias de Maria” e “Servas Heróicas da Imaculada” selam sua Aliança de Amor. Antes do ano acabar, nasce o grupo 15, que também já selou sua Aliança. A celebração foi em 22 de novembro de 2015.

                Em 2014 a Mãe reservou muitas graças, ajudando a enviar três representantes de Schoenstatt para as celebrações do centenário. Nesse ano, mais um grupo de Apóstolas passa para a Jufem e novas meninas entram para o ramo. Os primeiros momentos do novo século já começaram com novos Lírios brotando no jardim da Mãe, e no ano em que a Jufem completa 17 anos, surge o 17º grupo.

                Em 2019, o grupo 16, “Oásis”, formado por cinco meninas, sela sua Aliança de Amor no Santuário Sião. O grupo 18 é formado por três meninas.

                Atualmente a Jufem São Bernardo conta com 18 meninas e dois grupos de Apóstolas com 23 meninas.