Em 2011, a Juventude Feminina (Jufem) do Brasil viveu a corrente da filialidade. Providencialmente, três meninas que haviam ido para Schoenstatt surgiram com a ideia de uma preparação para a Aliança Filial (AF), um compromisso firmado com o padre José Kentenich, proposta aceita por sete jovens. No dia 18 de novembro deste ano, o ato foi concretizado e o pequeno grupo firmou sua AF com o Pai e Fundador em Londrina (PR).
Suzana Guariente, Thaís Kreling e Ana Maria Gimenes participaram do programa destinado à Juventude Feminina em Schoenstatt, em 2010. Lá conheceram duas argentinas que se prepararam para a AF, gesto tradicional no país vizinho, onde o ideal deixado pelo padre Kentenich é justamente a paternidade. No dia 28 de junho de 2010, as brasileiras deram seu sim ao Fundador da Obra no local que abriga seus restos mortais, a Capela da Adoração.
Segundo Suzana, foi no contato com as jovens da Argentina que ela ouviu falar pela primeira vez da AF. Quando ela e as irmãs de grupo retornaram a Londrina, decidiram que deveriam espalhar a ideia, levando a iniciativa de um compromisso mais aprofundado com o Pai e Fundador. Assim, ao receberem a permissão da assessora Ir. Lidiane Francisconi, deram início à preparação do grupo.
O ano não poderia ser mais providencial, já que Londrina recebeu o Olho do Pai, data em que as medalhas que seriam usadas na AF foram abençoadas. Foi mais de um ano de reuniões com formação e espiritualidade até que Tatiana Adams, Esther Audibert, Jaqueline Santos, Bárbara Garcia, Maria Clara Marques, Pauline Almeida e Caroline Audibert selaram a Aliança Filial.
“Foi uma experiência muito rica e profunda ver que mais meninas aceitaram e deram seu ‘sim’ ao Pai e Fundador e a toda a sua obra de Schoenstatt! Fazer a Aliança Filial é tornar-se com maior consciência filha do Padre José Kentenich, aprofundar-se nas riquezas de Schoenstatt, renovar a Aliança de Amor com a Mãe de Deus e assumir com mais ardor missionário o amar a Igreja e o trabalhar por Schoenstatt!
Agradeço ao Pai e Fundador por nos aceitar como suas filhas queridas e continuar a sua missão por meio de nós!”, afirmou Suzana.
Chamado
A Aliança Filial de Caroline Audibert foi adiantada, pois ela se casaria em setembro, já o restante o grupo selou o compromisso no dia 18 de novembro, no final de semana do aniversário do padre José Kentenich. Para Jaqueline Santos, o chamado para ter um relacionamento mais próximo com o Pai e Fundador começou ao saber mais sobre sua história.
“A vontade de me aproximar de nosso Pai e Fundador começou quando nossa dirigente, Esther Audibert, deu-me de presente um livro do Pe. Kentenich, chamado ‘Um Fundador, Um Pai, Uma missão’, no qual me encantei por essa pessoinha tão amorosa e tão intíma da Mãe de Deus. Como foi partilhado na própria Aliança Filial, depois que a selamos, passei a confiar mais filialmente nas minhas decisões e aprendi a me lançar mais no amor da Mãe”, contou.
Bárbara Garcia acredita que a AF foi uma confirmação da necessidade de conhecer ainda mais o fundador de Schoenstatt. “Por meio da leitura de sua biografia e de seus escritos percebi o quanto em todas as suas atitudes se refletia a bondade da MTA e o amor de Deus Pai. Seu caráter de educador que ama aos que educa se destaca. Ao selar esta Aliança Filial, ao pedir ao Pai Fundador que me aceite como sua filha, sinto-me ainda mais responsável pela Obra de Schoenstatt, por difundir a Cultura da Aliança de Amor e reafirmo o convite do Pai: ‘Lírio do Pai vais comigo? Sim Pai, em busca da unidade no Tabor”, declarou.
Nos dias 17 e 18 de novembro, as meninas fizeram um encontro que também contou com a ajuda de Anna Cláudio Tejo e Juliana Lunardelli, que também haviam selado sua AF em Schoenstatt neste ano. Na capela histórica do Colégio Mãe de Deus, com a presença da Ir. Lidiane, onde o próprio Fundador esteve, as jovens disseram “Meu coração em teu coração, meu pensamento em teu pensamento. Minha mão em tuas mãos. Pai, tua herança, minha missão”.
Por: Pauline Almeida – Londrina (PR)
Meninas, parabéns por mais essa conquista!!
Com certeza foi um momento de muitas bençãos!
Que vcs sejam inspiração e exemplo para mais jovens seguirem os passos do nosso Pai e Fundador!