Quando chega o advento recordamos o nascimento do pequeno Messias, o nascimento daquele que veio cumprir a profecia da Salvação . Essa época pode despertar curiosidades como: quem eram os magos que foram ao encontro do menino Deus? O que representa os presentes que eles levaram até Jesus? O que significa o ouro, o incenso e a mirra?
Sempre se ouve que, os três reis magos cujos os nomes eram: Belchior, Baltasar e Gaspar, vieram do Oriente seguindo uma estrela até a cidade de Belém, na Judeia, onde havia nascido o pequeno Jesus, para adorar o Rei dos Judeus. Ao chegarem lá, prostraram-se ante o menino em ver o nobre menino, que descansava em uma simples manjedoura, na companhia de sua mãe Maria e do seu pai adotivo José.
Os presentes oferecidos pelos reis magos ao Pequeno Jesus que acabara de nascer expressa sua missão: ouro, incenso e mirra, afirmando respectivamente a realeza, a divindade e o sofrimento que o Filho de Deus ia passar ao longo de sua vida aqui na terra.
Os reis magos mostram que sempre há uma luz, uma estrela que conduz para a salvação e que aponta o caminho da vida. Hoje pode-se dizer que essa estrela chama-se Maria, pois assim como surgiu uma estrela no Oriente, que mostrou para os magos onde estava o pequeno Jesus, Maria continua a missão conduzindo todos ao Redentor, e pedindo para fazer tudo aquilo que Jesus mandar. Os reis magos ensinam também que se ouça a voz de Deus e se deixe conduzir pelo Seu chamado a uma vida de Santidade. E a exemplo deles, cada jovem da Jufem deve refletir o que oferecer para Jesus neste ano desafiador de 2020.
De fato, os presentes a serem ofertados serão diferentes dos anos anteriores, mas não se deve esquecer de olhar de forma amorosa para tudo que Deus Pai realizou neste ano. E assim como a Ir. M. Emilie Engel, possamos expressar que “O bom Deus muitas vezes é insondável em suas conduções e permissões. Mas Ele é sempre amor.” Que apenas a real Estrela possa conduzir a nossa vida e nos fazer enxergar cada acontecimento à luz da fé.
Por Michelle Maria, Jufem Quipapá/PE – Regional nordeste
Edição: Bárbara Mélo, Jufem Garanhuns/PE – Regional Nordeste
Fonte da imagem: https://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2013/12/19/os-reis-magos-uma-licao-de-fe/