A JUFEM- Tabor da Liberdade se encontrou durante os dias 13 a 18 de dezembro à sombra do Santuário sob o lema “Qual é o meu canteiro? “.
O principal foco do encontro era refletir sobre a nossa vocação pessoal. O altarzinho era um jardim, o Jardim de Schoenstatt, com três canteiros: vida matrimonial, vida consagrada e leiga. Ao final do encontro, cada uma pode levar um pouquinho destas terras para casa e junto com o Pai e Fundador refletir onde ele plantar o lírio da nossa vida.
Em todos estes dias de convivência não faltaram momentos de reflexão mas também momentos alegres e descontraídos: na piscina, nos jardins, nas refeições em comuns.
À noite do dia 13 as primeiras Jufens começaram a chegar. Outras chegaram no dia 14, dia do encerramento do ano para a Família de Schoenstatt e para a Jufem.
No dia 14, pudemos ajudar nos preparativos para o encontro de encerramento e na parte da tarde tivemos reunião de dirigentes para projetar nosso olhar aos grandes acontecimentos de 2014. À noite participamos da vivência de Natal, fizemos o papel de Maria e dos hospedeiros que negaram hospedagem à Maria e José, na chamada novena das portas, toda cantada. Encerramos com o jantar de confraternização com toda a Família de Schoenstatt.
No dia 15 oficialmente iniciamos nosso encontro sob o lema: Qual é o meu canteiro? Onde pudemos nos questionar sobre a vocação que recebemos de Deus seja esta ao matrimônio, vida consagrada ou leiga. Ainda neste dia tivemos um aprofundamento sobre os institutos, podendo pensar sobre nossa vocação dentro de Schoenstatt.
No dia 16, pudemos passear no sítio de um casal da Liga de Famílias, nos divertimos muito na piscina e com a bela vista de todo o aeroporto de Confins. Durante este dia, além de toda a descontração, ouvimos o testemunho da Rosângela participante da Liga das Mães, nos trazendo suas experiências e conselhos sobre o ser Mãe. Finalizamos o dia com chave de ouro com a sessão cinema, assistindo ao filme “o presente” e acompanhado de uma deliciosa pipoca.
No dia 17 quem veio dar o seu testemunho foi o jovem casal Leonardo e Juliana da Liga de Famílias. Eles nos trouxeram um pouco mais sobre o universo do matrimônio. Contaram-nos sua trajetória: quando se conheceram, a castidade no namoro, as decisões e a vida matrimonial e agora as vivências como pais. Nos fizeram refletir sobre o amor e a vida conjugal.
A noite do dia 17 foi muito especial, comemoramos o Natal da Jufem. À tarde cada uma preparou o cartão que iria presentear para sua pequena Lírio, cada uma foi bem criativa. À noite, tivemos uma vivência de Natal começando com cada uma assinando a “cápsula do tempo” que irá para Schoenstatt e depois uma história de Natal dentro do Santuário. Encerramos o dia com uma bonita ceia de Natal com doces em frente ao Santuário, ao som de hinos natalinos e apreciando a noite estrelada e os bonitos enfeites de natal do terreno.
No último dia de nosso encontro e dia da Aliança, pudemos manter um convívio leve de despedida, ajudar na organização da casa e encerrarmos nosso encontro com a missa e renovação da Aliança de Amor.
Todo o acampamento teve ar de amizade. Também nos despedimos de nossa querida assessora, Ir. M. Shaiane. Sabemos que tudo o que vivenciamos foi além de datas, compromissos, atividades e vivencias. É um sentimento que não pode ser definido ou dito. Vivenciamos o Cor Unum.
Que lindo! Parabéns pela iniciativa!
Parabéns pelo encontro!
Com certeza nosso Pai e Fundador teve e tem muita alegria com com os lírios de seu Jardim.
Desejo que cada uma possa descobrir realmente qual canteiro Deus a chamou em Schoenstatt e que possam dizer sim, seja ele como mãe, leiga ou cansagrada.