Em clima de comemoração pelos 80 Anos do Movimento de Schoenstatt no Brasil, a cidade de Jacarezinho/PR realizou de 16 a 19 de julho as Missões Jubilares! Jacarezinho foi a primeira cidade a receber Schoenstatt. Em 1935 as 12 Irmãs Pioneiras (como ficaram conhecidas) chegaram a estas terras enviadas diretamente pelo Pe. Kentenich, dali o Movimento foi ganhando vida e se espalhando por todo Brasil. Como Schoenstatt é MISSÃO, nada melhor do que celebrar este acontecimento com MISSÕES JUBILARES. E é claro que se falou em missão, a Jufem estava lá!!
Nossas representantes nos contam como foi:
“As Missões se iniciaram na quinta-feira 16/07 com a preparação dos missionários no Santuário, com início às 14h . No fim da tarde foram divididos em 5 comunidades (cinco paróquias da cidade Sagrado Coração, Catedral, São Pedro, São José e Perpétuo Socorro) e enviados. Estiveram presentes 110 missionários, incluindo crianças de colo até pessoas de mais idade. Foram 3 dias de intenso convívio comunitário e principalmente espírito familiar, confiança vitoriosa na Mãe de Deus e na providência divina, muita animação, visitas missionárias e participação nas atividades paroquiais. A Mãe de Deus com certeza realizou milagres!!”, explicou Gabriele Wolff, da Jufem Londrina.
Sobre estes momentos, Paloma Resende, 15 anos, Jufem Cornélio Procópio relembra “As missões foram algo indescritível, a partir do momento que você faz parte disso, você acaba mudando, se tornando uma pessoa melhor. Essa missão serviu para conhecer novas pessoas, e entender que a gente tem que fazer o bem a todo momento, e realmente sem olhar para quem você está fazendo. A gente cansa, mas vale a pena”.
Essa também foi oportunidade para muita gente se aproximar mais do Santuário, como foi o caso da jovem Karoline Rodrigues, de Guarapuava. Ela conta a experiência de missionar juntamente com sua família “A minha vida e a vida de minha família foram transformadas por inteiro. Vimos realidades que nos marcaram muito, fizemos amizades, formamos uma família com os missionários da comunidade aeroporto, além de conhecermos mais sobre o movimento de Schoenstatt. Ainda não faço parte de nenhum grupo no Santuário, mas acredito que logo eu e minha irmã estaremos na JUFEM. Sempre despertamos interesse e vontade em participar, queremos ter um convívio frequente com a Mãe, e também queremos fazer nossa Aliança de Amor. Queremos ter o coração novo entregue por Maria, e vamos cuidar com o carinho do que recebemos pela Mãe Rainha nas missões. Espero voltar para Jacarezinho em breve, rever meus novos amigos, e ir visitar o santuário da Mãe e nunca mais quero sair da família de Schoenstatt!”
Para encerramento desta grande festa, no domingo durante todo o dia foi celebrado o Jubileu no Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil. Houve teatros representando o ato de fundação do movimento de Schoenstatt, e também a chegada das irmãs em Jacarezinho. A inauguração e acolhida da estátua do Pai Fundador no jardim do Santuário foi um momento marcante e de grande emoção.
No final do dia foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Bispo da Diocese, Dom Antonio Braz, com envio das imagens peregrinas que percorreram as casas durante as Missões. A partir de então, cada paróquia da Diocese conta com uma imagem para visitar as famílias até julho do ano que vem.
Para fechar, Gabriele dá um testemunho do que foi participar desse momento e também da Comissão Organizadora:
“Missões sempre são uma renovação da fé e da energia em que depositamos nas nossas tarefas na igreja, em Schoenstatt e principalmente na nossa vinculação com Deus. Recém saída das Missões Jufem, que foram conduzidas pela Mãe de uma forma tão especial, veio para mim o convite para ser a espiritual geral das Missões Jubilares, um desafio e tanto.
E entre toda a preparação e reuniões com a comissão central, me veio também a data para a defesa do meu TCC, exatamente um dia antes no início das Missões.
Confesso que nas últimas semanas me dediquei inteiramente ao TCC, deixando a preparação para as Missões de lado, mas ao chegar no Santuário, na quinta-feira, momentos antes de sermos divididos em comunidades e enviados para nossa Missão, a Mãe de Deus tinha um plano muito maior do que eu mesma poderia imaginar.
Tínhamos nos planejado em duplas para a espiritualidade, e no momento da divisão descobri que a minha dupla iria pra outra comunidade, e eu teria que conduzir sozinha.
Eu e o reitor, um jovem de 17 anos do Jumas, também com pouca experiência mas muito fervor no coração, fomos escolhidos pela Mãe de Deus pra cuidar de uma comunidade, conduzirmos a espiritualidade, além de animar os missionários nos envios e momentos de descontração. Foi uma linda oportunidade de auto superação, de desafios, de entrega e de amor. O lema do Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, Jacarezinho PR é “A Mãe de Deus cuidará”, e ela realmente cuidou para que as Missões Jubilares fossem inesquecíveis, de forma especial a comunidade aeroporto, onde eu tive a honra de permanecer e aprender mais uma vez que um servo de Maria jamais perecerá.
E para finalizar, a frase que mais marcou em meu coração ao final das Missões foi: “Fiquemos nisto, permanecemos fiéis!” (Pe. JK).
Que independente de defesas de TCC, aprovações no vestibular, festas e tantas outras datas importantes que acontecem na vida de nós Jufens, nós possamos ter no coração que fomos escolhidas pela Mãe de Deus, e a nossa fidelidade deve vir em primeiro lugar“, finaliza.
Por: Gabriele Wolff