Bom posso dizer que o tempo que participei da JUFEM foi um dos períodos mais felizes e gratificantes da minha vida, realmente vivi momentos de muitas graças.
Na minha época a Jufem não era tão numerosa em minha cidade, mas éramos muito unidas, isso era bem legal.
Tive a graça de poder participar de duas JMJ (2000 e 2005) e um encontro internacional da Jufem (2000), não imaginava poder participar desses eventos, pois parece muito distante da nossa realidade.
Vou contar um pouco o que foi cada evento.
Bom em 2000 foi bem especial, a JMJ e ir em Roma com mais de 2 milhões de jovens de todo mundo e a participação do Papa João Paulo II, que nos encorajou com suas belas palavras: “Não tenhais medo de serem os santos do novo milênio” mostrando que é possível sim sermos santos nos dias difíceis que estamos vivendo hoje. Foi muito emocionante, pois apesar da saúde debilitada o Papa nos passava sempre uma imagem de jovialidade. Parecia que ao ver tantos jovens que largaram seus estudos, trabalho, família, etc para estarem ali naqueles dias procurando Jesus, tudo isso o contagiava muito. Apesar de tudo deu para aproveitar bem, também nós éramos um grupo pequeno, onde uma dava força e apoio a outra e isso criou um ambiente muito familiar.
Neste mesmo ano participamos do Encontro internacional da Jufem na Alemanha, foi um momento único onde pudemos juntas, meninas de todas as nações coroar a RTA como coroa viva, pois a mesma havia sido roubada. Nós brasileiras fomos privilegiadas por sermos um grupo pequeno no momento da coroação estávamos lá cantando com muito entusiasmo “Coroa viva para Ti” bem pertinho do quadro da RTA. Também a experiência de estar ali junto ao Santuário Original não tem preço, é um sentimento inexplicável, imaginando que o nosso Fundador ali selou sua Aliança de Amor junto aos jovens congregados.
Nas horas vagas que tivemos eu e mais duas meninas de Londrina pudemos visitar os 13 Santuários do Monte Schoenstatt, isso nos alegrou muito e foi uma grande aventura, pois os lugares não eram tão perto! Mas valeu a pena a caminhada.
Nessa viagem nossas bagagens foram extraviadas, ficamos uma semana praticamente com uma troca de roupa, foi uma aventura… chegávamos a noite e tínhamos que lavar nossa roupa para usar no dia seguinte! Mas valeu a pena, foi até divertido!
Em 2005 a JMJ foi na Alemanha, foi mais tranquilo, pois já tinha um pouco mais de experiência e isso ajudou que pudemos participar melhor de tudo, das catequeses e dos eventos da jornada em si. Éramos em um grupo maior e foi muito bom este entrosamento da Jufem do Brasil. Neste ano o Papa Bento XVI assumiu o pontificado, então era uma expectativa grande, pois era sua primeira Jornada mundial com a juventude.
Todas essas vivências que tive no tempo da Jufem não tem como não influenciar em minha vida, muitas coisas me ajudam no cotidiano em meu trabalho e na minha família, no olhar os acontecimentos da vida, o “para que” das coisas e não o porque. Toda vivência que tive e tenho até hoje no Santuário me ajuda muito em minha vida, pois aprendi a acreditar muito na Divina Providência e isto facilita muito a enfrentar cada desafio e lutas da vida diária!
Patrícia Shima
Atibaia/SP