Querida Jufem,
Nesta semana, dia 27 de maio, celebrei 13 anos de minha Aliança de Amor como Lírio do Pai, Tabor para o mundo! Faz 13 anos também que participei da Jornada Mundial da Juventude com o Papa João Paulo II e do encontro internacional da Jufem: Vós sois minha Coroa Viva! Posso dizer com toda certeza que esses acontecimentos mudaram a minha vida.
Na preparação para a Aliança de Amor nossa assessora, a Irmã M. Ana Paula, nos entregou uma mala, pediu que colocássemos todas as coisas importantes nela, tudo o que queríamos entregar à Mãe na Aliança. Contou os exemplos da Ir. Emilie e nos ajudou a criar um vínculo especial com ela nesse tempo. A Ir. Emilie considerava que sua vida era uma mala aberta ao Bom Deus, tudo o que Ele colocara lá também podia tirar, todos os seus dons, suas capacidades, sua vida.
Para mim essa mala tinha um valor ainda maior, pois estava me preparando para os encontros internacionais em agosto, estava muito preocupada com a mala da viagem. Que roupa levar? Tênis, sapato ou sandália? Trocar dinheiro, dólar, libras, marcos (ainda não era Euro). Tinha também as tarefas do encontro da Jufem, fazer cocada para as lembrancinhas do Brasil, roupa de caipira. E conseguir o dinheiro para pagar a viagem: vender cachorro quente na escola e no Santuário, bingos, rifas, pastéis, pena que eu não sabia fazer cup cakes naquela época. A família de Schoenstatt de Mairiporã e a minha família natural me ajudaram muito, só assim foi possível. Minha vida girava em torno dessas coisas nesse tempo, mas não só delas.
Havia outras coisas, coisas da vida, do coração, e foram essas que eu coloquei na minha malinha da Aliança de Amor. Havia uma ausência e uma forte decepção. Uma grande responsabilidade, eu era dirigente de ramo da Jufem, e tínhamos reconquistado nossa réplica da coroa RTA! Havia a decisão profissional que logo teria que tomar, e o mais importante: um pedido de casamento!
Meu coração estava borbulhando com tantas questões, com tantos sentimentos e incertezas, mas foi esse coração que eu entreguei à nossa Rainha no dia 27 de maio de 2000, e essa mala da Aliança de Amor foi minha principal bagagem para os encontros que se aproximavam.
A viagem começou no dia 04 de agosto, nosso grupo foi realmente especial! Éramos 16 meninas, a Ir. Diná e a Ir. Sílvia Regina. Nenhuma delas saiu do meu coração e mesmo sem nos encontrar estamos unidas por tantas vivências que passamos naqueles dias.
Chegando a Paris para uma conexão a primeira aventura: cancelaram nosso voo e nossas malas sumiram! Chegamos em Munique dia 5 sem malas, visitamos Dachau no dia 6 e no dia 7, meu aniversário de 18 anos, visitamos Gymnich , comemoramos na casa onde o Pai e Fundador nasceu! No dia 8 fomos para Metternich e conhecemos mais da vida da Ir. Emilie, no seu túmulo pedimos a ela que intercedesse por nossas malas… Estávamos há quatro dias praticamente com a mesma roupa. Que surpresa! O que nos esperava na porta de cada quarto? Nossas malas! Presente da Ir. Emilie! Mas para mim o maior presente foi perceber que quando nos colocamos diante de Deus como pequenas filhas, como a Ir. Emilie, ele pode cuidar de nós, e atender cada pequena necessidade como um grande Pai, Bom e cheio de Amor!
Fomos para Schoenstatt! Não dá pra explicar o que se sente quando viramos a esquina e enxergamos o campanário do Santuário Original! Uma vontade de chorar e de rir, de ficar parada olhando e de correr em direção ao Santuário! Quando me vi lá dentro ficava pensando no Pai e Fundador, nos congregados, em tantos heróis que já estiveram lá… não dava pra acreditar que era verdade.
Quando disse que esses acontecimentos mudaram a minha vida estava falando principalmente dos dias em que passamos em Schoenstatt… A cada “coisa” que estava na minha mala a Mãe de Deus deu uma resposta e um direcionamento. No Vale Schoenstatt existe um lugar para cada decisão que tomei, um lugar para cada inquietude que a Mãe acalmou, que me deu paz e me mostrou o caminho. Dessas coisas vou partilhar meu encontro com o Pai e Fundador e minha decisão vocacional.
Antes de começar o encontro tivemos um tempo pra conhecer Schoenstatt e numa tarde livre fiquei na Capela do Pai, fiquei muito tempo mesmo, e escrevi a ele uma longa carta que terminava com uma pergunta: Você me aceita como filha?
Em outra tarde como essa, fui fazer um passeio e quando me dei conta estava no Santuário das Famílias, uma amiga tinha um compromisso na Casa das Famílias e me deixou no Santuário. Era a segunda vez que estava lá, mas dessa vez sozinha. Fiquei lá por algum tempo em silêncio, entregando para a Mãe minha vocação, meu futuro. Hoje eu entendo que foi um daqueles momentos que o Pe. Kentenich diz que a Mãe conversa conosco no Santuário, ele diz que devemos falar e depois silenciar, esperando a sua resposta. A Mãe falou comigo naquela tarde, meu coração ficou cheio da certeza de que minha vocação era a família, que o meu futuro era ao lado do Daniel, e que deveríamos lutar para ser uma família santa. Voltando do Santuário liguei para o Daniel e disse SIM ao pedido de casamento.
O encontro da Jufem foi recheado de testemunhos e vivências sobre nosso Pai, e eu percebia a mesma coisa em todos os que o tinham conhecido, se sentiam filhos. Conhecemos a Jufem em realidades tão diferentes, mas todas unidas no desejo de ser uma coroa viva para a Mãe. Antes da missa de encerramento tiramos aquela famosa foto em frente a Igreja da Adoração, todas nós formando a coroa RTA! No fim da missa, quando todas já estavam levantando para a peregrinação até a Sonnenau, um padre bem baixinho e idoso pediu a palavra. Não me lembro se ele falou em Inglês ou Português, mas tenho certeza do que ele disse:
“Olha! O Pai e Fundador pediu para dizer que ele te aceita como filha!” Eu teria ido pra Schoenstatt só pra ouvir essa frase!
Na casa da Juventude Feminina, a Sonnenau, tivemos uma última vivência com o quadro da MTA que agora, no lugar da RTA, tem as palavras do Pai: Vós sois minha coroa viva! No momento em que a Jufem do Brasil cantava Coroa Viva para Ti apareceu um fotógrafo, correndo com uma foto na mão, “A foto ficou pronta”, ele dizia. Nessa hora coroamos a Mãe, a nossa Rainha Três Vezes Admirável com a nossa foto tirada momentos antes. Era como se a Mãe dissesse que nos aceita como sua Coroa Viva! E de forma muito particular, nos aceita como Juventude Feminina do Brasil, somos sua Coroa Viva!
Dá pra imaginar que eu não queria sair de Schoenstatt nunca mais! Em todo o caso a JMJ nos esperava. Em Roma estava um calor imenso e pra cada lado que se olhava havia muitos jovens. Os momentos mais especiais foram sem dúvida os encontros com o Papa. É como ver, não somente aquele que representa Cristo na Terra, mas experimentar a presença de Cristo nele.
Quando penso nas multidões que corriam atrás de Jesus, no esforço da mulher em tocar sua túnica, me lembro dos momentos da Jornada. Em que jovens, adultos, religiosos, corriam até o Papa João Paulo II como crianças, como correríamos ao encontro do próprio Cristo.
Voltei pra casa com as palavras do Papa no coração: “Vocês são os sentinelas desse novo século, são os responsáveis para que a Luz de Cristo continue brilhando. Não tenham medo de ser os santos do novo milênio!”
Hoje, sou mãe da Elisa Maria, da Lorena Maria e da Alice Maria, três garotinhas lindas, que sabem que são Princesas da Mãe de Deus e às vezes me chamam de Rainha. Sou esposa do Daniel Bueno, aquele que me pediu em casamento quando eu só tinha 18 anos, meu amor da juventude, que me faz feliz a cada dia. Juntos, descobrimos nosso caminho de vida e de felicidade no Instituto de Famílias de Schoenstatt e no nosso querido curso Fiat Coelum!
Mas quando estou sozinha no Santuário, bem… nessas horas sou a Miriam da Jufem, Lírio do Pai, Coroa Viva, uma pequena filha do Pai e Fundador, alguém que ainda precisa da ajuda da Mãe de Deus com as “coisas” daquela malinha.
Querida Jufem, querida geração Cor Unum, escrevi tanto pra dizer uma única coisa:
Façam as malas, mas priorizem aquilo que realmente importa!
Com amor,
Miriam Maria Bueno
Simplesmente tocante, emocionante…
Mirian obrigada pela linda partilha.
Que lindo!!! Lembro-me como se fosse ontem o dia em que a Mirian nos contou esse testemunho no Encontro Nacional de Dirigentes! Esse testemunho está gravado em mim! Essas palavras se gravaram no meu coração e desde então me decidi a fazer como a Mirian: organizar minha grande “mala” do coração! VEM COR UNUM, VEM JMJ!!!
Lindo, lindo mesmo!!
Que maravilha poder ver que tanto fogo, tanto impulso pelo Ideal permanece vivo, à medida que nos entregamos ao Pai como filhas, e nos vinculamos firmemente ao Santuário!!
Fico muito feliz com o teu testemunho, Miriam!
Que a MTA abençoe a nossa geração, assim como abençoou a tua!
Lindo testemunho!!!!! Sem palavras… simplesmente, lindo!!! *-*
Parabéns Miriam!! Lindo testemunho, realmente, vale muito a pena lutar pelo ideal, as bençãos são infinitas!
Querida Miriam,
Lindas palavras,lindo testemunho de confiança filial e entrega sem reservas…
Agradecemos imensamente a nossa MTA por nos ter presenteado você e o Daniel como irmãos!
Amamos vocês
Com gratidão
Sílvia e João Paulo
Ainda me recordo muito bem da Miriam nós contando sua historia, mas posso afirmar que não foi uma historia qualquer. Foi simplesmente maravilhoso ver Schoenstatt através de outros olhos, outras vivencias e o melhor de tudo é saber que não importa a nossa geração sempre estamos unidas.
Obrigada Miriam por compartilhar novamente sua historia e que ela possa mostrar/ensinar para toda jufem tudo o que ela me mostrou/ensinou para mim. Que se é por Schoesntatt tudo vale a pena sem medir esforços, e que se temos confiança tudo será perfeito.
Não tem como, cada vez que escuto este testemunho me sinto emocionada e tocada.
Uma verdadeira lição de vida e exemplo! Obrigada por compartilhar sua história com toda a Jufem Brasil.
Nossa prima, me emocionei de verdade…que frio na barriga também pra minha ultima jornada como Jufem!
Vc é um grande exemplo pra todas nós, de Jufem, de esposa, de mãe! Especialmente como Jufem de Mairiporã digo OBRIGADA por todo o capital de graças daquela época…os liriosinho de hoje também são frutos da sua fidelidade a Mãe!
Te amo!!!
Tá
Miriam, muito obrigado pelo lindo e emocionante testemunho. Obrigado pelas palavras, por mostrar que podemos sim formar uma vida, uma família dentro de nossos Ideais. Parabéns pela linda família que construiu junto com o Daniel ! Que a cada dia, sua família seja iluminada e abençoada por Deus, e que suas pequenas princesas sejam futuras Apóstolas Luzentes de Maria.
Sempre me falaram de sua história, mais nunca tive a oportunidade de ouvir você contando. Lendo tudo isso, parece que a vontade de ser cada vez mais uma Jufem, do movimento só aumenta. Espero que eu consiga guiar suas pequenas e que elas tenham um testemunho tao lindo para contar quando crescerem!!
Querida Miriam, obrigada… ler seu depoimento me fez viajar mais uma vez para aquele lugar maravilhoso e inesquecível… levo no coração cada momento vivido, cada experiência… A presença da Divina Providência era viva em nossas vidas naqueles dias… e acredito que para cada uma de nós até os dias de hoje…
Parabéns pela família linda… um bjo no coração!!!!!!!
Miriam, muito obrigada pelo teu testemunho. Ótima dica para arrumar a “mala!”
Querida Mirian, obrigada pelo teu lindo testemunho, me tocou profundamente edta tua experiencia, pq foi em Schoenstatt que vive essas duas importantes guinadas na minha vida espiritual como tu: a filialidade com o Pai e Fundador e o discernimento vocacional, alem de muitas outras gracas do Santuario Original.
Tenho que começar jah a preparar minha mala para esta Jmj e Cor Unum, pois ela vai estar.bem cheia! Hehe.
Lindo testemunho! Mutias gracas da MTA para tua familia!
Que lindo!!
Levaremos a JUFEM sempre conosco…
Mi, obrigada por dividir com agente tudo isso! Você não sabe o quanto nos orgulha de poder falar que você é de Mairiporã haaha e o quanto você nos inspira, nos da exemplo! Ajudou e muito para refletirmos o que levar na mala, e a saber um pouquinho de como é uma Jornada! Que a Mãezinha ilumine você e sua família SEMPRE! Beijos*
Miriam sobrinha, querida foi muito emocionante reviver novamente sua viagem ao santuário original, agora vc como família Daniel,lorena, Elisa, Alice, uma família linda, onde podemos sentir a presença da Mãe de Deus, em cada um de vcs.
FAMÍLIA LINDA, FAMÍLIA FELIZ.
Mirian Obrigada pela DICA!!
Com toda certeza minha “mala” ficará mais completa!!
E Parabéns pela sua família Linda..
Miriam parabéns pelo depoimento! Muito linda a sua história, que cada uma de nós possa também viver momentos inesquecíveis como este no Cor Unum e na JMJ e ter a certeza que o Pai nos aceita como filhas.
Nosssaaa !!!, me emocionei muito com sua carta Mirian, pois nesta época tbém estava na Jufem Londrina, e foi como voltar no túnel do tempo, sentir o acolhimento que Schoensttat nos proporciona, hoje tbém estou casada com 02 filhos e somos da Liga das Famílias. E por este testemunho veja o qto vc é importante para a Jufem, Abraçosssss a vc Querida filha do Pai, Miriam. Obrigada. Lucimara.
Queria dar um curtir em cada comentário! Queria responder cada um, mas não vou conseguir. Agradeço todos os comentários e principalmente a Jufem por ter me pedido para escrever esse testemunho, foi muito importante relembrar esses momentos. Que nossa MTA abençoe cada Lírio do Pai, seja Irmã, assessora, jovem ou mãe. Que nosso pai nos ajude a viver a cada dia espalhando as luzes de Maria através de nosso ser e agir;
No mundo, # na rua e em casa.
com amor pela Jufem, por Schoenstatt e pelo Brasil
Miriam
Carta simplesmente perfeita, muito linda :):):)
choreeei aqui , emocionante e muito tocante …
Querida Miriam! Muito obrigada por partilhar tua vida conosco! Somos tu há alguns anos atrás, com todas as incertezas que um coração jovem traz. Mas teu testemunho nos ajuda a seguir e acreditar no que o Pai tem para cada uma de nós: a Amor e Felicidade! E, novamente, choro lendo tua carta, pois é muito parecida com o que vivemos hoje, daqui uns dias teremos essa viagem e temos tantas preocupações… o que mais me impulsiona é que tu tens uma família linda, um esposo amado, estás no Instituto e ainda te sente como uma guria da JUFEM quando entra no Santuário! Tem coisa melhor? Obrigada por viver Schoenstatt inteiramente! Que sejam muito abençoados! Um abração!
Linda partilha, linda família, linda aspiração, parabéns e obrigada!!!