Ao entrar em contato com a palavra “Aliança”, logo nos remetemos ao compromisso que assumimos com Maria quando nos propomos a cuidar de seu coração e em troca partilharmos o nosso com Ela. Essa é a tão almejada Aliança de Amor que fazemos com a Mãe. O grupo de universitárias de Ibiporã (PR) Missionárias Vinculadas de Schoenstatt, por sua vez, selou uma Aliança um pouco diferente e ainda desconhecida aos olhos de grande parte da família de Schoenstatt, elas selaram uma Aliança Filial.
Filial, ou filialidade, são termos bastante trabalhados em nosso movimento. Indica a nossa condição de filhos de Maria e de Deus Trino. Porém, em Schoenstatt, reportamo-nos também a uma pessoa de primordial importância como Pai, este a quem nos referimos é José Kentenich, o Pai e Fundador. A Aliança Filial, em resumo, é uma aliança feita com o Padre Kentenich, a fim de que possamos aumentar nosso vínculo com Schoenstatt e sermos cada dia mais filhos espontâneos e autênticos desse movimento.
O grupo iniciou sua preparação no início de 2011 com reuniões baseadas no livro Autorretrato do Pai Fundador, que transpassa aos seus leitores uma visão mais aprofundada da vida do Pai e Fundador. Três pontos fundamentais sobre a vida do Padre foram enfatizados em todo o tempo de preparação para a aliança: sua atitude como Pai, Fundador e Profeta. As meninas tiveram a graça de receber como contribuinte desse processo a Senhora Lúcia, assessora da Jufem, Universitárias e Profissionais de Ibiporã. Ela pôde compartilhar com as jovens a experiência de sua própria Aliança Filial, mesmo momento em que descobriu sua vocação para vida consagrada à Maria.
A missa foi celebrada pelo Pe. Afonso Wosny que teve todo o carinho e atenção com as meninas antes e durante a celebração. Naquele 1° de Maio de 2012, ele citou em sua homilia a importância que aquele dia se fazia, pois era dia de São José Obreiro e início do Mês de Maria. Suas palavras tocaram o coração das meninas, que agora seguem unidas pela Aliança Filial com o objetivo de repartir com o mundo as maravilhas desse vínculo maior com o Pai e Fundador.
Por: Ana Cláudia Rabelo / Ibiporã (PR)
Meninas, parabéns pela aliança filial!
Que esse momento realmente fique eternizado na vida de vcs!
Com certeza o Pai e Fundador deve estar muito contente com esse compromisso!
Que a Jufem Brasil possa se inspirar em vcs a procurar fortalecer o vínculo com essa pessoa
tão especial e importante que é o Padre José Kentenich.
Obrigada Su! Foi um momento lindo, especial, e que nos pede mais de nossa vida na Igreja! Que as meninas da Jufem possam se interessar mais e mais pela vida de nosso Pai e Fundador, que foi uma vida santa e que tentemos aplicá-la em nossas vidas! O Momento foi maravilhoso…agora é mãos a obra…ou MÃOS NA OBRA (Schoenstatt)!